Manufatura de Chocalhos
O chocalho é um instrumento musical da família dos idiofones. É, genericamente, um copo de ferro que sofreu um banho de latão, com uma peça interior suspensa, o badalo, e uma asa na parte superior, onde é passada uma tira de couro, servindo esta para o suspender ao pescoço dos animais. Tem diversos tamanhos e diversas formas.
Todos os animais domesticados podem usar chocalho, mas é tradicionalmente utilizado pelos pastores no maneio e controlo dos gados. O seu uso nas áreas rurais constrói, assim, uma paisagem sonora inconfundível.
A sua técnica de fabrico e afinação, por parte do mestre chocalheiro, reúne as artes metalúrgicas do caldeireiro, o saber dobrar da chapa, do ferreiro, o saber da forja, e os conhecimentos do músico, a sua afinação.
O seu fabrico corre perigo de extinção, associando-se ao fim das formas tradicionais de pastorícia e da perda do património genético português: existem raças autóctones cujos efectivos não ultrapassam as poucas centenas de cabeças.
O Fabrico de Chocalho, uma arte quase inalterada ao longo de mais de dois mil anos, foi inscrito, em 2015, pela UNESCO na Lista do património cultural imaterial com necessidade de salvaguarda urgente.
Saiba mais
Alto Douro Vinhateiro
O Alto Douro Vinhateiro é uma zona particularmente representativa da paisagem que caracteriza a vasta Região Demarcada do Douro, a mais antiga região vitícola regulamentada do mundo. A paisagem cultural do Alto Douro combina a natureza monumental do vale do rio Douro, feito de encostas íngremes e solos pobres e acidentados, com a acção ancestral e contínua do Homem, adaptando o espaço às necessidades agrícolas de tipo mediterrâneo que a região suporta. Esta relação íntima entre a actividade humana e a natureza permitiu criar um ecossistema de valor único, onde as características do terreno são aproveitadas de forma exemplar, com a modelação da paisagem em socalcos, preservando-a da erosão e permitindo o cultivo da vinha. A região produz o famoso vinho do Porto, representando o principal vector de dinamização da tecnologia, da cultura, das tradições e da economia locais.
Saiba mais